46 3224-6420
Fisioterapia

Fisioterapia Pélvica:

É reconhecida mundialmente, ela trabalha na prevenção e tratamento dos distúrbios que ocorrem na pelve humana, tais como : Urgência Miccional, Incontinência Urinária , Disfunções Sexuais , Gravidez , entre outros.

 

Incontinência Urinária:

A Sociedade Internacional de Continência (ICS) define a Incontinência Urinária como qualquer perda involuntária de urina.

-Tipos de Incontinência Urinária:

  • Incontinência Urinária de Esforço: É a perda involuntária de urina durante um esforço físico qualquer  exemplo: rir, tossir, espirrar, ou durante alguma atividade física. A incontinência de esforço esta diretamente ligada a fraqueza dos músculos do assoalho pélvico.
  • Incontinência de Urgência:  É a perda de urina durante forte desejo miccional, ou seja, perda de urina quando a vontade de urinar for urgente. Sentir essa urgência  constantemente não é normal, e pode ser indicativo de problemas urinários, que é chamado de Bexiga Hiperativa.
  • Incontinência Urinária Mista: É atribuído a mulheres que sofrem de Incontinência urinária de esforço associado a Urgência.

 

Disfunção sexual:

É a alteração de uma das fases do ciclo da resposta sexual, que é dividida em desejo, exitação e orgasmo.

A importância da saúde sexual para qualidade de vida da mulher tem sido mais reconhecida nos últimos anos.

-Disfunções mais comuns:

  • Dispareunia: dor ou desconforto que pode ocorrer no momento em que se inicia a penetração, durante o ato sexual ou logo após seu fim. A origem da dor pode tanto ser de causas emocionais, como de causas físicas.
  • Vaginismo: Contração involuntária da musculatura do assoalho pélvico, o que dificulta a penetração e causa dor durante a tentativa de penetração, na maioria das vezes não conseguindo penetração.

Vale lembrar que a dor é com qualquer objeto que penetre a vagina: pênis, absorvente interno, supositório vaginal , entre outros.

  • Vulvodínia: quando há um desconforto na região vulvar, sem que haja sinais de inflamação ou de infecção, que pode afetar 15% das mulheres. 

 

Gravidez e Pós-parto:

A gestação é um período de grandes mudanças corporais. Apesar de um processo natural, neste momento exige alguns cuidados a mais para com a saúde. Hoje sabemos que entre os cuidados os exercícios para musculatura do assoalho pélvico são de extrema importância, pois são os músculos do assoalho pélvico que fecham a parte inferior da pelve e dão sustentação aos órgãos pélvicos, que durante a gestação precisa também sustentar todo peso do bebê.

É importante lembrar que problemas como Incontinência urinária e prolapsos genitais podem ocorrer tanto no pós-parto imediato, quanto anos depois.

 

 

 

 

Segunda-feira, 19 de Outubro de 2015
Voltar
46 3224-6420
falecom@matriline.com.br
Rua Itacolomi, 946 - sala 201 - 2º andar - Edificio Vega - Centro - Pato Branco / PR - CEP 85.501-240